5 líquidos mais valiosos do mundo

Há quem acredite que em breve a água se tornará um líquido muito valioso, capaz de gerar conflitos e disputas territoriais. No entanto, existem outros líquidos mais raros e altamente valiosos na natureza.

O site Beyondtype1 listou em um artigo as 10 substâncias líquidas mais valiosas do mundo. Na lista o valor foi calculado por galão, o que corresponde a aproximadamente 3,78 litros. Entre os cinco mais valiosos estão substâncias de grande valor para pesquisadores e pacientes de doenças raras:

5. Chanel No. 5: 26 mil dólares por galão

O Chanel No. 5 é certamente a criação mais memorável e bem sucedida da grife francesa. A fragrância favorita da diva Marilyn Monroe foi produzida pela primeira vez em 1922. A fórmula exclusiva foi elaborada em parceria com o químico Ernest Beaux e Coco Chanel.

4. Sangue de caranguejos-ferradura: 60 mil dólares por galão

Imagem de divulgação.

O sangue de caranguejos-ferradura tem sido utilizado em pesquisas há mais de 50 anos. O líquido de coloração azulada e extraído em grandes quantidades e usado para a verificação de contaminação em medicamentos.

3. Dietilamida do ácido lisérgico (LSD): 123 mil dólares por galão

Imagem: Wikipedia.

O LSD é uma substâncias com grande potencial alucinógeno. Foi descoberta pelo químico Albert Hofmann em 1943 e se tornou popular entre os jovens nos anos 60. O LSD foi muito utilizado em pesquisas médicas e tratamento de pacientes psiquiátricos ou em estágio terminal.

2. Veneno de King Cobra: 153 mil dólares por galão

Imagem: Wikipedia.

Como o nome já sugere, a King Cobra é a mais venenosa do mundo. Seu veneno é capaz de matar animais de grande porte como elefantes. Nele é encontrada a proteína ohanin, usada como analgésico 20 vezes mais potente que a morfina. Agora ficou fácil entender o motivo para um valor tão elevado.

1. Veneno de Escorpião: 39 milhões de dólares por galão

Os escorpiões estão presentes em inúmeras histórias e mitos de diferentes culturas. Além de sua agressividade característica, existem várias especies cujo veneno pode ser letal para predadores de grande porte, inclusive nós humanos.  No veneno do escorpião é encontrada uma proteína que auxilia no tratamento e alívio das dores em pessoas que sofrem de doenças como esclerose múltipla e artrite reumatóide.