As 5 melhores garrafas de vinho do mundo

A escolha do melhor vinho do mundo é sempre uma decisão difícil, pois a tendência é que cada região reivindique para si a primeira posição.

Não precisa ser um sommelier para saber que o tempo costuma trabalhar a favor do vinho e pode tornar uma garrafa muito valiosa. A variedade de vinhos disponíveis no mercado é extensa, no entanto na lista abaixo estaremos falando dos vinhos de guarda, cuja previsão de consumo costuma variar entre 10 a mais de cem anos.

A busca por uma experiência única com sabor e aromas inesquecíveis pode fazer com que inúmeras pessoas estejam dispostas a pagar um alto valor por apenas uma garrafa. Apesar de parecer simples, a ciência por trás de um vinho valioso envolve não somente a fermentação de uvas através do consumo dos açúcares da fruta tendo o álcool e dióxido de carbono como resultado: o sabor de um vinho será singular graças às condições climáticas e do solo e também da forma como o ele será envelhecido.

A seguir você poderá conferir as cinco garrafas mais valiosas de vinho já vendidas em todo o mundo e o motivo para tamanho sucesso:

5. Chateau Margaux 1787 

Produzido na região de Bordeaux, na França, essa garrafa da coleção de Thomas Jefferson foi vendida para um comerciante de vinhos chamado William Sokolin, de Nova York em 1989. No entanto, o Chateau Margaux 1787 entrou para a história como a garrafa nunca consumida. Ela foi levada pelo comprador para um jantar no Four Season Hotel, mas o garçom a derrubou antes de ser apreciada. Avaliada em US $ 500.000, as seguradoras pagaram US $ 225 mil.

4. Chateau Lafite’s 1869

O Château Lafite Rothschild está localizado na região do Médoc, França e existe desde 1855. Treze anos depois da sua fundação, surgiu a quarta garrafa mais cara do mundo. A Chateau Lafite 1869 foi avaliada em US $ 230 mil e disponibilizada em um leilão pela sociedade Sotheby’s em Hong Kong em 2010. As três garrafas disponíveis de 1869 somaram US $ 690 mil e pertencem ao mesmo dono.

3. Naufrágio 1907 Heidsieck

O terceiro nome da lista tem muita história para ser contada. Cerca de 2000 garrafas seriam destinadas ao Tsar Nicolau II mas naufragaram depois da embarcação ser atingida pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial. As garrafas intactas foram recuperadas por um fretador sueco na costa da Finlândia em 1998 e vendidas em um leilão por $ 275,000.

2. 1947 Cheval-Blanc

A vice campeã pertence a um dos maiores vinhos, cuja vinícola está localizada Saint-Émilion (França) e existe desde 1832. O Cheval-Blanc francês de 1947 foi vendido por US $ 304,375 para um colecionador em um leilão da Christies em Genebra, no ano de 2010. Seu alto valor se deve ao fato das uvas terem sido consideradas muito especiais além de ser a única garrafa no formato Imperial.

1. Screaming Eagle Cabernet Sauvignon 1992

Meio milhão de dólares foi o valor de seis litros do Screaming Eagle pagos durante um leilão de caridade na Napa Valley, Califórnia. Segundo rumores a compra foi realizada pelo ex-executivo da Cisco Systems.

Fonte: TheRichest e newyorkwineevents.

Imagens: Divulgação.