Dicas para navegar com segurança e conforto no Inverno

Lanchas que passam um longo período sem uso necessitam de atenção especial

Se engana quem pensa que navegar é algo restrito ao Verão. Para aproveitar esta oportunidade com muita comodidade no Inverno, as embarcações mais equipadas oferecem suíte para casal e até um ambiente para preparar um jantar ou almoço especial no clima da estação. O Engenheiro de Produção João Luis Lussolli, conta que os tripulantes devem prestar atenção em algumas questões importantes. “Deve se levar em consideração desde a manutenção da embarcação até algo que pode não parecer muito relevante, mas que é essencial para o conforto, que são as roupas escolhidas para navegar, principalmente no inverno”, comenta.

Algumas pessoas optam por navegar no Inverno por ter a garantia de uma circulação tranquila pelo mar, afinal, o número de barcos e veleiros se torna menor. Esta estação do ano ainda oferece paisagens paradisíacas que podem ser desfrutadas com muita paz. O cenário a ser percorrido é o navegador quem escolhe, mas sem esquecer que algumas medidas são importantes antes de colocar a embarcação na água. O Engenheiro reforça que é necessário manter a revisão em dia e verificar os itens de segurança. “Todo equipamento, automóvel e qualquer utensílio, que passa a ser utilizado com menor frequência, pode sofrer com ações do tempo. Portanto, como o barco estará tendo um uso não tão frequente ao que é registrado nas estações mais quentes, torna-se imprescindível a realização das revisões”.

Imagem de divulgação

Imagem de divulgação

Veja mais dicas do profissional:

– Prestar atenção especial no motor, óleo, filtros, bicos injetores, tanque de combustível, limpeza dos equipamentos;

– Verificar toda a parte elétrica, luzes, bombas, acionamentos automáticos, interruptores, entre tantos outros mecanismos;

– Conferir as peças em geral, o casco, as mangueiras, cilindros e baterias;

– Manutenção e verificação dos itens devem ser realizadas por profissionais certificados e nos estaleiros registrados;

– Para os motores de popa e necessário levar o motor para revisão pelo menos 2 vezes ao ano;

– Recomendado ligar o moto (popa ou imbord) à cada 15 dias e adoce o motor ( circular água doce no motor);

– Escolher agasalhos adequados para a estação do ano;

– Opte pelos passeios nos dias limpos de sol que tornam a experiência ainda mais confortável e dão a garantia de perfeita visualização dos roteiros escolhidos.

Estação dos investimentos

Durante o Inverno muitas pessoas optam também por trocar embarcações, ou até mesmo fazer novas aquisições. O Gerente de Negócios & Marketing da Fibrafort Rafael Ferreira, conta que muitos proprietários escolhem esta época do ano. Segundo Ferreira, as transações comerciais chegam a aumentar 10% neste período. “É a estação das trocas e dos investimentos. Este é o momento ideal para aproveitar as ofertas e oportunidades disponíveis no mercado”, finaliza.