Empresa cria roupa inteligente que monitora atividade física

Roupas-inteligentes-01
A tecnologia para monitoramento fitness tem atraído cada vez mais adeptos.

Já apresentamos aqui na Luxo S/A outros acessórios desenvolvidos para auxiliar na prática esportiva como, por exemplo, a Nike + FuelBand e os fones Gear IconX.

Em abril deste ano, os visitantes da feira DTechEx em Berlin puderam conferir um material inovador criado pela Fraunhofer ISC: a roupa inteligente.
Trata-se de uma vestimenta esportiva que permite o monitoramento da atividade física e saúde do usuário através de sensores especiais.

A nova tecnologia conta com um aplicativo que recebe as informações captadas por sensores impressos com tinta piezoelétrica (impulso elétrico gerado a partir do movimento). A camiseta protótipo foi chamada de MONI, e se diferencia por possuir transparência e flexibilidade em seu tecido.

Segundo o fabricante, a roupa inteligente poderá acompanhar os sinais vitais, temperatura e respiração dos usuários além de informar se o movimento esta sendo executado de forma adequada durante o exercício físico. A Fraunhofer ISC também aplicou sensores de pressão de silicone nas palmilhas dos calçados para monitorar o impacto em treinos de caminhada e corrida.

A empresa espera que em um futuro próximo, as roupas possam cumprir as funções estéticas e de proteção com tecnologia de inteligência artificial capaz de contribuir para a nossa qualidade de vida.

Expositor com o tecido inteligente. Imagem de divulgação.

Expositor com o tecido inteligente. Imagem de divulgação.

Fonte: WebLuxo.