Livraria em antiga igreja é considerada a mais bela do mundo

livraria-mais-bonita-do-mundo

Já imaginou visitar uma igreja construída em 1294 e ao invés de bancos, altares e santidades você encontrar livros?

Pois livraria Bokhandel Selexys Dominicanen foi considerada a livraria mais bela do mundo por ter sido montada dentro de uma igreja dominicana em estilo gótico do século XIII. O prédio estava abandonado há vários anos na cidade de Maastricht, na Holanda. Segundo historiadores, a igreja foi fechada por órdem do líder francês Napoleão Bonaparte durante a invasão de 1794.

A livraria foi montada em 2007 pelo escritório de arquitetura Merkx + Girod , cujo trabalho criativo rendeu um prêmio no Lensvelt Interior Prize.

Os arquitetos construíram três andares de estantes em aço preto e adicionaram elevadores, passarelas e escadas na nave. Além disso, a iluminação especial e o mobiliário moderno chamam a atenção pela originalidade – com destaque para uma mesa de leitura em forma de cruz. O espaço interno de 750 metros quadrados foi ampliado para 1.200 e foi inserido uma cafeteria no coro. Curiosamente, a estrutura da livraria dialoga perfeitamente com as abóbadas e afrescos decorativos antigos, o que a tornou muito atrativa aos turistas e moradores locais.

A Bokhandel Selexys Dominicanen ocupou o topo da lista do britânico The Guardian como a mais bela do mundo. Se você já visitou a livraria/igreja ou pretende viajar, comente abaixo:

Selexyz-Dominicanen-livraria

 

Selexyz-Dominicanen-livraria3

Selexyz-Dominicanen-livraria4

Selexyz-Dominicanen-livraria5

Selexyz-Dominicanen-livraria6

Selexyz-Dominicanen-livraria7

Imagem: divulgação – urbanghostsmedia.com.