Manhattan ganhará um parque futurista em 2019

Um dos grandes desafios para os urbanistas deste século será desenvolver soluções para o aquecimento e poluição das grandes cidades.

Leia também: O resort mais luxuoso nas Maldivas

A maioria dos pesquisadores concorda que é preciso superar a substituição histórica de grandes áreas verdes por concreto e asfalto e desenvolver projetos sustentáveis e mais amigáveis ao meio ambiente.

Foi nesse sentido que o bilionário americano Barry Diller (1942) presidente da IAC/InterActiveCorp e responsável pela criação da Fox Broadcasting Company decidiu investir em um projeto ousado: alterar positivamente a paisagem de Manhattan.

Com quase 400 anos de existência, a região é uma das mais populosas e urbanizadas dos Estados Unidos e passou por inúmeras transformações nesse período, virando uma grande “selva de concreto”.

Barry Diller e sua esposa, a economista e estilista Diane Von Furstenberg, estão investindo em um parque futurista que será construído sobre o Rio Hudson.

A iniciativa foi estimada em US$ 170 milhões e compreende uma área de 2,7 hectares. Ao final do projeto, os moradores da cidade de Nova York poderão passar as tardes em uma plataforma ondulada que se projetará por cerca de 180 metros do Rio Hudson.

A estrutura será formada por 341 colunas em forma de cogumelo que se erguem sobre a água para proteger o parque de eventuais furacões. A estrutura ondulada ainda permitirá que a luz solar atinja os peixes que vivem abaixo do parque.

Além de ser um grande espaço verde com grama e arvores nativas, o parque também contará com três locais para sediar eventos artísticos.

A ideia foi concebida pelo estúdio britânico Heatherwick com a ajuda do arquiteto paisagista Mathews Nielsen e será entregue em 2019.

Parque futurista Manhattan 1

Parque futurista Manhattan 2

Parque futurista Manhattan 3

Parque futurista Manhattan 4

Parque futurista Manhattan 5

Parque futurista Manhattan 6

Parque futurista Manhattan 7

Parque futurista Manhattan

Fonte: Fast Company

Imagens: Divulgação/ Heatherwick Studio