O luxo poderá ser acessível para todos?

No Brasil, e em inúmeros países em desenvolvimento, se enraizou o pensamento de que riqueza é sinônimo de opressão, em outras palavras, se alguém ficou rico é sinal de muitos outros se tornaram pobres. A solução simplista que as pessoas que promovem essa ideia encontraram para resolver a chamada desigualdade social é nivelar todos por baixo, “se todo mundo não pode acumular riqueza, então ninguém deveria”.

Infelizmente, falta nesses indivíduos a percepção de que foi graças à iniciativa e investimento de grandes empresários [e a livre concorrência entre eles] que hoje os alimentos se tornaram mais acessíveis para grande parcela da população, que a comunidade acadêmica pode desenvolver pesquisas e medicamentos para o combate de doenças terríveis e a indústria produziu bens de consumo a preços mais baratos.

Por falar em acessibilidade, ainda falta responder a pergunta título deste artigo – o luxo pode ser acessível para todos?

A resposta é um sonoro e entusiasmado sim. Se você acreditar que poderá fazer fortuna e se empenhar para isso, certamente conseguirá. Até mesmo aqueles que tiveram a sorte de nascer em uma família rica em algum momento do passado puderam contar com a iniciativa de alguém empreendedor. O mais importante para atingir esse objetivo é não acumular amargura por estar em uma situação [temporária] que você considera inferior e pensar em como fazer para ascender socialmente.

Luxo pode ser acessivel

Se o seu objetivo é prosperar financeiramente e ter acesso ao mercado de luxo, um bom começo é tentar se livrar do preconceito em relação aos mais afortunados. Até por que, é incoerente você tentar ser alguém de quem não sente orgulho e respeito. Outra questão é pensar que as pessoas possuem necessidades e potencialidades diferentes. Não será tratando elas como iguais e tirando delas o sonho de sair de uma condição menos confortável para uma mais recompensadora que as desigualdades sociais irão se resolver.

O melhor ponto de partida é pensar em como seu talento ou grande ideia poderá ajudar a um número crescente de pessoas. Quanto maior for sua ajuda maior será sua recompensa. E com o fruto do seu trabalho você poderá desfrutar do melhor que o marcado pode oferecer como hotéis cinco estrelas, carros de alto desempenho, roupas de grifes famosas e um lugar seguro e confortável para descansar.