Os 5 alimentos mais exclusivos do mundo

Dizem por aí que gosto não se discute, principalmente quando se trata de comida.

Ao longo de sua evolução, a espécie humana aprendeu com maestria a isolar e selecionar alimentos levando em consideração seu sabor, aparência e valor nutritivo.

No entanto, existe também o fator cultural quando se trata da escolha dos alimentos para comer. Isso ajuda a entender os motivos para comermos determinados animais ou classificarmos alguns alimentos como iguarias.

Outro fator que também contribui para que um prato seja considerado sofisticado será o uso de temperos selecionados e na maioria das vezes difíceis de encontrar.

Foi nesse sentido que o site The Richest decidiu listar por ordem de importância e valor os itens alimentares mais raros do planeta. Selecionamos abaixo o top 5 da lista:

5 – Kobe beef

A maioria dos apreciadores de cortes especiais já ouviu falar do Kobe beef, a carne mais cara do planeta. Originária na região de Hyogo no Japão, o alimento recebeu status elevado por causa de seu cuidado e controle de qualidade, que são altíssimos. As vacas são alimentadas com a melhor grama da região e recebem massagens diárias que, segundo o criador, afetam positivamente a qualidade da carne. Com muito relaxamento e boa alimentação os animais são responsáveis por produzir a carne mais macia, deliciosa e cara do mundo: US$ 770 por quilo.

Kobe Beef Iguaria

4 – Caviar Almas

Já escrevermos anteriormente sobre a iguaria no artigo “Caviar que vale ouro!“. O Almas é considerado o caviar mais sofisticado de todos por ser produzido a partir de ovos do peixe esturjão beluga, conhecido por levar aproximadamente vinte anos para amadurecer e produzir ovos. Além disso é a espécie mais antiga no planeta, segundo especialistas ela existe desde o tempo dos dinossauros. O Caviar Almas é preparado no Irã e vendido somente na The Caviar House e Punier, em Londres e pode custar 15.500 dólares o quilo.

caviar-almas-luxo-2

3 – Trufa Branca

A Trufa Branca é considerada prima da trufa negra, é ocupa a terceira colocação por ser extremamente difícil de encontrar. Elas normalmente crescem em algumas regiões da Itália, França e Croácia, e por sua dificuldade de cultivo são encontrados na forma selvagem. O cogumelo de alto nível pode custar 4.200 dólares o quilo.

Trufa Branca Rara

2 – Sopa de saliva e ninho de pássaro

O segundo lugar entre os alimentos mais raros do mundo pertence a uma iguaria chinesa. O prato é servido há mais de 400 anos e seu ingrediente principal são ninhos construídos por andorinhas de difícil acesso. Os ninhos recebem a saliva da ave que combinado com outros ingredientes cria uma sopa gelatinosa e considerada muito saborosa. Chamada de “Caviar do Oriente” a sopa é consumida na China e em outras partes do mundo, sendo os EUA seu maior importador.

Sopa de Ninho de Passaro

1 – Ouro

O topo da lista é também um dos ingredientes mais exóticos. A versão comestível do ouro é aparentemente sem sabor e costuma ser utilizado como elemento decorativo para diferentes pratos. O ouro comestível costuma ser vendido por valores que variam de $ 33.000 a $ 110.000 por quilograma.

Ouro comestivel raro

Pesquisas relacionadas:

  • ninho de passaro iguaria
  • sopa di ninho de passaro
  • salada de pêssego
  • ninho de andorinha comestivel
  • sopa de ninho de passarinho
  • sopa de ninho de andorinhão