Por que o iPhone é tão caro? Vamos explicar para você

Você provavelmente utiliza seu smartphone para fazer ligações, acessar a Internet e tirar fotos. A maioria dos aparelhos disponíveis no mercado oferecem todas essas possibilidades, mas você decide comprar logo o mais caro, consegue nos explicar o motivo?

O antropólogo Daniel Miller se tornou mundialmente conhecido por suas pesquisas em relação ao comportamento do consumidor. Entre outras questões, ele percebeu que as pessoas costumam agir de forma racional quando saem às compram e escolhem os produtos que consideram mais vantajosos. Quem nunca ficou empolgado quando o vendedor disse que a peça era única, que faria um desconto exclusivo ou que cobriria o preço da concorrência?

Mas no caso do iPhone, qual vantagem você teria em levar para casa um produto mais caro que os seus concorrentes e que oferece praticamente as mesmas funcionalidades?

Para os consumidores a Apple é sinônimo de qualidade e exclusividade. Mesmo sabendo que o produto não irá se esgotar rapidamente, você sente motivação para a compra e, ao adquiri-lo passa a pertencer a um grupo seleto de pessoas. Mesmo que divida o valor em várias prestações e que abra mão de comprar outros itens considerados mais importantes, você sabe que a aquisição de um iPhone comunica para os outros o seu “bom gosto” e apreço pela sofisticação. A Apple também conseguiu convencê-lo de que seu produto é durável e pode ser considerado um importante investimento.

Por esse e outros motivos é possível afirmar que o iPhone é um produto de luxo. As estratégias utilizadas pela Apple costumam ser praticada por inúmeras marcas famosas como Gucci, Prada, Louis Vuitton, Chanel e Hermès.

O preço de um iPhone 6 nos Estado Unidos está em torno de US$ 800,00 e no mercado brasileiro pode chegar a quase R$ 5000,00. Quando lançar a nova versão, provavelmente com poucas novidades em termos de funcionalidades, os amantes da marca certamente sentirão uma incrível vontade de trocar seus aparelhos.

Portanto, o iPhone é caro pois a Apple sabe que você pagará o seu preço: simples assim.

O processo descrito neste artigo não é positivo ou negativo mas apenas a dinâmica do mercado e das relações entre os indivíduos. Afinal de contas as pessoas são livres e exercitam diariamente essa liberdade ao escolherem suas marcas favoritas.

Imagem de divulgação. Fonte: bgr.com/

Imagem de divulgação. Fonte: bgr.com/

Agradecimentos: therichest.com

Pesquisas relacionadas:

  • porque iphone é tão desejado
  • porque o iPhone é tão caro
  • porque iphone é tão caro
  • porque o iphone é caro
  • pq o iphone é tão caro
  • porque iphone é caro