Por que os sapatos italianos são os melhores do mundo?

brown-shoes-1150071_640
Quando se fala em sapatos de luxo a maioria das pessoas concorda que os italianos são os melhores do mundo. Você já se perguntou sobre a origem dessa fama?

Os sapatos foram criados para uma missão importante que é proteger os nossos pés do frio e de qualquer outra intempérie. Com o passar do tempo eles ganharam formas e estilos diversificados para atender aos inúmeros segmentos da sociedade.

Com o desenvolvimento da moda ao longo do século XX, os sapatos se tornaram cruciais na composição de estilos e comunicação de identidades. A partir da consagração das grifes de luxo, os sapatos italianos despontaram no cenário mundial como os melhores já fabricados.

Para descobrir a origem desse sucesso, será preciso voltar um pouco no tempo, em um período onde predominou a fabricação artesanal e exclusiva. Por volta do século 11, o calçado italiano era fabricado em pequenas oficinas em algumas vilas de cidades como Milão e Florença. A necessidade de atender a uma demanda diversificada composta por pessoas com diferentes poderes aquisitivos possibilitou um alto nível de especialização no artesão local.

Além da criatividade, os artesãos italianos também demonstravam preocupação com a qualidade dos materiais utilizados na fabricação dos sapatos, o que foi transmitido através de gerações e assimilado por dois importantes estilistas: Guccio Gucci e Salvatore Ferragamo. Ambos foram responsáveis por aliar técnicas refinadas de curtimento de couro, materiais de alto nível e design exclusivo em peças singulares.

Um exemplo do alto nível de qualidade dos sapatos italianos foi um modelo masculino criado pela casa Testoni, fundada em Bolonha no ano 1929, por Amedeo Testoni. No sapato foi empregada a técnica de Norvegese (consiste em virar o couro do cabedal para fora e depois costurá-lo ao solado). O modelo foi considerado o mais valioso do mundo ao receber pele de jacaré, forro macio em pele de cabra e fivela de ouro. Foi vendido pela bagatela de US$ 38.000 (aproximadamente R$ 129 mil).Já imaginou usar um calçado no valor de um carro zero km?

Sapato mais valioso do mundo. Imagem de divulgação.

Sapato mais valioso do mundo. Imagem de divulgação.