Qual foi a coisa mais cara já criada pelo homem?

international_space_station_

Há quem acredite que a noção de “caro” ou “barato” depende do poder aquisitivo do interlocutor.

No entanto, existem determinados gastos que são consenso por seu valor exorbitante. Ao longo da história, diferentes civilizações já criaram obras expressivamente valiosas. No último século, o desenvolvimento industrial e tecnológico possibilitou a execução de grandes arranha-céus e barragens monumentais.

Mas nenhuma dessas obras chega perto do alto valor de uma estação espacial.

A Estação Espacial Internacional (International Space Station) foi uma das maiores e mais longas construções da era tecnológica. O laboratório espacial começou a ser montado em 1998 e foi concluído em 2011.

Com um custo de quase US$ 160 bilhões de dólares, o projeto contou com o investimento de inúmeros países da União Européia, Japão, Canadá, Rússia e Estados Unidos. Ao longo dos seus quase vinte anos de existência, a ISS já recebeu visitantes de 15 nações diferentes.

A EEI possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento e 20 metros de altura, o que possibilita que ela seja vista da Terra a olho nu.

Por conta da durabilidade de vários componentes, a Estação Espacial tem uma data para encerrar suas atividades: 2020. Mas segundo a NASA, seria possível estender sua operação até 2028.

Confira abaixo algumas imagens da EEI:

 

international_space_station_02

international_space_station_03

international_space_station_04

Imagens: Wikipedia