Quem comprou a pintura mais cara do mundo?

Nas últimas semanas os amantes e colecionadores de arte ficaram muito curiosos para saber quem comprou a pintura mais cara do mundo.

No dia 15 de novembro a casa Christie’s leiloou uma tela do gênio Leonardo da Vinci chamada “Salvator Mundi”, pintada há mais de quinhentos anos.

A tela foi vendida pela quantia impressionante de US $ 450 milhões para um comprador de Abu Dhabi. Segundo o New York Times o homem misterioso é um príncipe saudita chamado Bader bin Abdullah bin Farhan al-Saud, ligado ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

A compra foi motivada por um convite do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi no contexto da inauguração do Louvre Abu Dhabi, museu que custou cerca de R$ 2,2 bilhões. Além disso, a aquisição faz parte de uma estratégia de diversificação de investimentos do governo de Abu Dhabi, segundo o presidente do Departamento  de Cultura e Turismo.

A obra “Salvator Mundi” retrata Jesus Cristo em roupas renascentistas e mostra toda a genialidade e técnica do artista italiano. Ela será exposta no Louvre, localizado em uma ilha artificial na capital dos Emirados Árabes Unidos. O novo museu mantém uma coleção permanente de 600 obras de arte e outras 300 emprestadas de Paris.

Imagem de divulgação: BBC.

Imagem de divulgação: Inhabitat.