Quer estudar moda em Nápoles em uma tradicional Sartoria italiana?

pret-a-porter-alfaiataria
O que você acha de aprender alfaiataria em uma tradicional Sartoria italiana?

O surgimento do chamado fast fashion e da produção em larga escala de roupas e acessórios diminuiu drasticamente a procura por profissionais especializados na arte da alfaiataria.

No entanto, os consumidores com alto poder aquisitivo e que valorizam a exclusividade estão dispostos a pagar grandes quantias por uma peça única e feita sob medida. A tradição da moda “feita à mão” foi transmitida de pai para filho nas chamadas Sartorias existentes na cidade de Nápoles, no sul da Itália.

Em 2017 ocorrerá a Segunda Edição do Laboratório de Alfaiataria – Sartoria Formosa.

Os profissionais e estudantes de moda poderão acompanhar de perto a arte de confecção de roupas sob medida. O objetivo do curso será inserir os visitantes em um universo da alfaiataria italiana. Segundo Maria Helena Di Litale, “ao longo dos dias, o aluno vivenciará na prática técnicas e segredos de corte, costura e finalização da lendária giacca napolitana. O material fornecido em aula é o mesmo utilizado para confeccionar as peças que estão a venda na loja, garantindo a qualidade e o resultado da tradicional marca.”

O curso ocorrerá em março de 2017 na Sartoria Formosa e no final o aluno poderá levar para casa uma peça pronta  elaborada com o auxílio de grandes mestres da costura.

bottoni

A Sartoria Formosa pertenceu a Mario Formosa e atualmente é mantida por seu filho Gennaro. O atelier e loja estão localizados no mesmo endereço na cidade de Nápoles desde 1964. Há também um showroom em Milão e representações em Nova York. A sartoria já teve clientes ilustres como o Rei e a Rainha da Suécia e a família Benetton.