Turquemenistão inaugura aeroporto inspirado em pássaro

Apesar de pouco conhecido pelos brasileiros, o Turquemenistão ganhou certa visibilidade recentemente graças ao seu aeroporto bilionário.

O país está localizado na Ásia Central e se tornou independente da União Soviética em 1991. Nas últimas décadas vem registrando considerável crescimento econômico atribuído principalmente à produção de 70 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano.

Segundo uma matéria da BBC News, há um novo aeroporto na capital do Turquemenistão que está chamando a atenção de arquitetos e turistas em geral. O motivo é seu formato inusitado que lembra um pássaro. O objetivo foi homenagear um falcão que é o mascote da companhia aérea do país, a Turkmenistan Airlines.

Com capacidade para 1600 passageiros por hora, o aeroporto custou impressionantes US$ 2,3 bilhões. Além da arquitetura ousada, a área externa também recebeu um paisagismo geométrico surpreendente.

No Youtube é possível conferir os detalhes do projeto em um vídeo publicado pelos responsáveis:

O valioso aeroporto em forma de pássaro não é a primeira construção exótica da cidade, há também uma editora cujo prédio possui a forma de um livro aberto.

aeroporto-turquemenistao

aeroporto-turquemenistao02

aeroporto-turquemenistao03

aeroporto-turquemenistao04

Imagens: AP Photo.

O prédio em forma de livro.

O prédio em forma de livro.