Uniformes de gala das Olimpíadas 2016 viram piada na Internet

Uniforme_entrega_medalhas-piada
De acordo com a lei de Murphy se algo pode dar errado, dará. No que diz respeito aos Jogos Olímpicos 2016, os últimos acontecimentos sinalizam para um futuro incerto e potencialmente problemático.

A imprensa internacional acompanha o Brasil com grande preocupação. Além da grave crise política, da assustadora epidemia de Zika vírus e do terrível acidente da ciclovia, os jornalistas estrangeiros noticiaram com destaque a atitude do governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, de decretar estado de calamidade pública em razão da crise financeira.

Se já não bastasse todos esses problemas, eis que surge uma nova polêmica: os uniformes de gala do staff da entrega das medalhas olímpicas. Obviamente que isso não irá comprometer a realização do evento mas já foi suficiente para arrancar boas rizadas.

O motivo das piadas é o fatos do figurino remeter aos ícones brega da música brasileira e se distanciar da formalidade exigida para a ocasião. Para Ana Carolina Leonardi da revista Superinteressante, o uniforme parece ter sido tirado da série humorística A Grande Família.

Curiosamente a escolha do profissional responsável pelas vestimentas foi feita por Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week. A indicação da estilista Andrea Marques, parece ter sido coerente, pois ela possui uma grife própria e já assinou coleções para a C&A. Em entrevista para o site de moda FFW Andrea afirmou que o objetivo foi ressaltar a elegância tropical com looks leves e descontraídos.

Se “ela errou a mão” ou se não “captamos a essência” de sua criação é difícil saber. O fato é que o uniforme masculino é composto por uma camisa estampada ao estilo Agostinho Carrara com blazer e calça em branco (ou bege) com uma faixa vermelha lateral (que lembra os uniformes de colégios militares). Para as moças a estilista desenhou um vestido de algodão floral com faixa vermelha em espiral, nesse caso a inspiração parece ter sido a personagem Dona Nenê.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro. Como na Copa do Mundo de 2014, acreditamos que tudo ocorrerá de forma organizada e positiva. Quanto aos uniformes, certamente serão defendidos por alguns estilistas e faremos um esforço para nos acostumarmos com seu exotismo. Quem sabe eles caiam no gosto popular e façam parte das coleções de grandes lojas fast fashion?

Uniforme_entrega_medalhas-piada3

Uniforme_entrega_medalhas-piada2

Pesquisas relacionadas:

  • uniforme das olimpiadas 2016